Saiba mais sobre o Distúrbio do Crescimento 1
Seu filho parece mais baixo ou mais alto do que outras crianças da mesma idade?
Isso pode ser normal, já que o “tamanho ideal” pode variar bastante, inclusive em função da altura dos pais. Mas, se ao colocar a altura dele no gráfico de crescimento (aquele em que o pediatra marca a altura para a idade), ela ficar muito baixa ou mudar de canal de crescimento, converse com o seu pediatra. É possível que haja um distúrbio de crescimento que precise ser investigado.
Neste texto, falaremos sobre causas, tratamentos e dicas para o bom crescimento, mas é importante que você sempre procure a orientação de um profissional de saúde caso perceba uma possível alteração de crescimento.
Como acontece o crescimento?
O crescimento da criança começa quando ela é concebida dentro do útero, e deve ser monitorado através de exames obstétricos durante toda a gravidez. Após o nascimento, é importante acompanhar a altura e o peso até os 18 anos de idade para avaliar se seu padrão de crescimento está compatível com o de outras crianças de mesmo sexo e idade.
Na tabela abaixo2,3,4, você pode conferir o ritmo de crescimento considerado normal ao longo dos anos:
Idade / Etapa da vida |
Velocidade de crescimento esperada em cada período |
1° ano de vida | 25 cm |
2° ano de vida | 12 cm a 13 cm |
3° ano de vida | 7 cm a 8 cm |
3 anos até a pré-puberdade | 5 cm/ano a 7 cm/ano |
Crescimento durante a puberdade | > 7 cm/ano |
Ganho total de altura do início da puberdade até a parada de crescimento | Meninas: 17 cm a 37 cm Meninos: 20 cm a 37 cm |
Principais causas do distúrbio de crescimento 5
Os distúrbios do crescimento podem ter várias causas:
· Genéticas;
· Traumatismo craniano;
· Tumores no cérebro e tratamento com radioterapia;
· Deficiência idiopática - quando não há causas conhecidas.
Algumas são benignas, ou seja, que não apresentam risco à saúde física do seu filho. Outras, no entanto, podem precisar de mais atenção e mesmo tratamento.
Dentre essas causas que podem precisar de maior atenção, estão algumas síndromes genéticas, distúrbios endocrinológicos e mesmo doenças que podem interferir negativamente no crescimento e precisar de acompanhamento especializado.
Na dúvida, consulte seu pediatra e esclareça suas dúvidas. Se o diagnóstico for comprovado, talvez ele indique a investigação de possíveis causas com um endocrinologista, um geneticista, por exemplo. Além de permitir identificar alguma situação que estava escondida, identificar a causa do déficit de crescimento pode ajudar a entender as necessidades do seu filho e entender se ele precisará de tratamento para esta causa ou mesmo para o crescimento.
Tratamento 6,7,8
Mesmo que esteja tudo bem com seu filho, é importante consultar
regularmente um pediatra para garantir seu crescimento saudável. Caso
o médico suspeite de problemas hormonais que comprometam o
crescimento, como deficiência de hormônio do crescimento,
hipotireoidismo, atraso da puberdade ou doenças genéticas, um
endocrinopediatra provavelmente passará a fazer parte da equipe que o
acompanhará para definir qual a melhor solução para cada caso, como,
por exemplo, o tratamento com reposição de hormônio do
crescimento.
Hábitos que contribuem para um bom crescimento1
- Garantir uma alimentação variada e balanceada e uma boa hidratação
Uma alimentação balanceada com frutas, vegetais, grãos, ovos, leite
e carne, além de uma boa hidratação, são essenciais para o
crescimento. São os alimentos que trazem nutrientes (proteínas,
carboidratos, gorduras, vitaminas e sais minerais, em especial o
cálcio) que mantêm nossa saúde e ajudam a construir ossos e músculos.
No caso de haver restrições alimentares (como alergia ou
intolerância), o pediatra orientará a melhor maneira de substituir a
fonte dos nutrientes para não comprometer o crescimento da criança e
do adolescente.
- Praticar atividades físicas regulares
Correr, caminhar, jogar bola, andar de bicicleta, nadar e todas as brincadeiras com movimentos ajudam crianças e adolescentes a crescerem saudáveis e dentro de seu potencial genético.
-Exposição ao sol
Você sabia que a carência de alguns micronutrientes, como a vitamina D, pode comprometer o crescimento e desenvolvimento normal de seu filho? Para que isso não ocorra, realize atividades ao ar livre com as crianças, expondo-as ao sol de forma adequada e segura.
-Sono noturno tranquilo e reparador
Estima-se que cerca de 75% do hormônio do crescimento (GH) produzido pelo naturalmente pelo nosso corpo, seja liberado durante a noite, especialmente quando o sono está em sua fase mais profunda. Dormir por períodos curtos, de forma mal estruturada ou trocar o dia pela noite interfere nesse processo e pode comprometer o crescimento e a saúde nessa fase da vida.
Lembrando que mesmo que a criança e o adolescente não tenham problema de saúde, é fundamental manter a rotina de consultas pediátricas para acompanhar o crescimento e o desenvolvimento.
Referências: 1. Conteúdo adaptado do Livreto “Conhecenedo mais sobre o Universo do Crescimento”, uma publicação da Phoenix Comunicação Integrada patrocinada pela Novo Nordisk®, dez/2019. Consultor médico: Dr. Luiz Claudio Castro – CRM-DF 11.105. 2. Tanner JM. Normal growth and techniques of growth assessment. Clin Endocrinol Metab. 1986 Aug;15(3):411-51. 3. World Health Organization (WHO) [Internet]. The WHO child growth standards. [Acesso em 2019 Jun 8.] Disponível em: https://www.who.int/childgrowth/standards/en/. 4. Carrascosa A, Yeste D, Moreno-Galdó A, et al. Pubertal growth of 1,453 healthy children according to age at pubertal growth spurt onset. The Barcelona longitudinal growth study. An Pediatr (Barc). 2018 Sep;89(3):144-52. 5.Teran E, Chesner J, Rapaport R. Growth and growth hormone: an overview. GrowthHorm IGF Res. 2016 Jun;28:3-5. 6. Richmond E, Rogol AD. Treatment of growth hormone deficiency in children, adolescents and at the transitional age. Best Pract Res Clin Endocrinol Metab. 2016 Dec;30(6):749-55. 7.Rose SR, Cook DM, Fine MJ. Growth hormone therapy guidelines: clinical and managed care perspectives. Am J Pharm Benefits. 2014;6(5):e134-46. 8.Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). Tirando dúvidas sobre uso de GH. [Acesso em Julho de 2019.] Disponível em: https://www.endocrino.org.br/tirando-duvidas-sobre-uso-de-gh/.
Preencha o seu CEP e o medicamento que você procura e confira no mapa as farmácias credenciadas mais próximas de você!
Sujeito a disponibilidade de estoque das lojas