Benefícios do tratamento de reposição do hormônio do crescimento (GHRT)

 

Deficiência no hormônio do crescimento
O GH (Growth Hormone ou Hormônio do Crescimento) é o hormônio do crescimento, que é produzido pela glândula hipófise, situada na base do crânio, e está presente em todas as pessoas saudáveis. É indispensável durante toda a vida para o metabolismo saudável e na infância e adolescência, também para o crescimento. Sem ele, a estatura adulta normal não poder ser alcançada.


Por volta dos 20 anos, a produção de GH começa a diminuir lentamente, quando a glândula hipófise diminui sua produção. Diversos estudos indicam que adultos saudáveis, e que por algum motivo tiveram quena na produção do GH e desenvolveram repentinos e acelerados sinais de velhice, conseguiram reverter esse problema por meio de injeções de homônio de crescimento.

 

Ilustração de uma pessoa com o seguinte texto: 20 anos início da diminuição da produção do GH (Growth Hormone ou Hormônio do crescimento)
Tabela simplificada, com as exceções das diretrizes clínicas para aplicação da dose de GH em adultos: Doença cardiovascular, diabetes, diagnóstico prévio de acromegalia, Doença de Cushing, tumor na hipófise e gravidez

 

Titulação
As diretrizes clínicas atuais recomendam estratégias personalizadas de titulação da dose com baixas doses iniciais e o uso total de IGF-I como um biomarcador bioquímico para a titulação da dose de GH em adultos. Exceções ou situações especiais podem incluir pacientes com doença cardiovascular, diabetes, diagnóstico prévio de acromegalia, doença de Cushing, tumor ou malignidade da hipófise ou gravidez

Deficiência no hormônio do crescimento

A terapia de reposição do hormônio do crescimento (GHRT) em adultos tem sido bem estudada desde 1989 e estudos indicaram que o tratamento de reposição de GH mostrou efeitos benéficos na massa muscular e gordurosa, perfil lipídico e pressão arterial diastólica. Durante o primeiro ano de tratamento, também notou-se melhora na QV, embora esse efeito benéfico persista em médio e longo prazo. Também foi relatado melhora nos distúrbios de sono.

Outro fato interessante foi que os estudos mostraram que pacientes com hipopituitarismo tratados com terapia de reposição usual sem GH exibem mortalidade aumentada em comparação à população geral, especialmente em relação à doença cardiovascular. 

 

 

BR20PAT00021

 

 

Conteúdo relacionado

Farmácias credenciadas

Preencha o seu CEP e o medicamento que você procura e confira no mapa as farmácias credenciadas mais próximas de você!

Sujeito a disponibilidade de estoque das lojas

Para se cadastrar, você só precisa da prescrição médica e do fornecimento de alguns dados pessoais.